A palavra ENTUSIASMO significa DEUS DENTRO? Será mesmo?

por Nomes Científicos. Siga-os no Facebook
Joelson Vieira da Silva.


Pseudoetimologia de tirar o entusiasmo

Há alguns anos, eu já tinha ouvido um pastor me explicar que a palavra ‘entusiasmo’ vem do grego antigo ‘enthousiasmós’, que significaria ‘Deus dentro’. Aí, a lógica seria essa: quem tem Deus no coração, vive entusiasmado; que não tem…

É uma fala até que recorrente nas igrejas. Fez sentido para mim naquela época, pois a palavra grega vem ‘enthousiázo’, da união de ‘én’ (dentro) e ‘théos’ (deus). Acontece que, o detalhe do termo ‘deus’ ter inicial maiúscula ou minúscula faz toooda a diferença. O pastor quase acertou.

Recorrer à Etimologia é uma estratégia muito usada por religiosos e ‘coaches’ para dar um ar mais científico àquela fala de incentivo. Algumas explicações são verdadeiras (e o que vem depois fica por conta deles), mas algumas etimologias pecam na forçação de barra.

Etimologia não é só ver por quais elementos a palavra é composta, mas procurar entender quando e onde ela apareceu e levar o contexto daquela época em consideração. Há se fazer uma análise historiográfica.

Sim, ‘enstusiasmo’ vem de um termo que significava ‘deus dentro’, mas é justamente por ser originária da Grécia Antiga que precisamos saber qual deus era esse, ou, melhor, quais.

Os antigos gregos eram politeístas. Em sua religião, acreditava-se que os deuses poderiam possuir as pessoas. O dramaturgo grego Eurípedes já falava em entusiasmo na peça ‘As bacantes’, no século V a.C., em que apresentava os chamados ‘delírios dionisíacos’.

Nos cultos em sua homenagem a Dioniso, o deus grego do vinho, do teatro, e ̶d̶a̶ ̶f̶a̶r̶r̶a̶ da loucura, o vinho rolava solto para que as pessoas entrassem num transe místico, em que poderiam sentir a divindade dentro de si (‘enthousiázo’). Uia!

As Mênades, ninfas seguidoras de Dioniso, eram famosas por serem muito doidonas. Bebiam e dançavam livremente, geralmente terminando em sexo violento. Por isso, o filósofo romano Sêneca (séc. I d.C.), ao contar a história de Medeia (esposa do herói Jasão), escreveu que ela estava entusiasmada como uma mênade.



Acreditava-se também que outro seguidor de Dioniso, o músico Orfeu, também voltava do submundo para entusiasmar os adoradores do deus do vinho, dando-lhes o dom de cantar e tocar muito bem.

Outros deuses, claro, também curtiam possuir os seres mortais conferindo-lhes aptidões específicas. O deus da guerra, Ares, concedia o ardor bélico necessário aos guerreiros. Eros, deus do amor, causava as paixões arrebatadoras, que deixam qualquer um fora de si. As Musas davam as inspirações artísticas ou científicas; daí o termo ‘musa inspiradora’.

Só no século II d.C. é que o grego Atenágoras de Atenas, um filósofo cristão que atacava as religiões pagãs, defendeu que o entusiasmo era a entrada do espírito de Deus (‘pneûma éntheon’), o Espírito Santo. Aí, sim, seguindo a tradição cristã, Deus com D maiúsculo.

Contra aquela bebedeira que os seguidores dionísicos faziam, o apóstolo Paulo, em sua Epístola aos Efésios (5:18), registrou: “E não vos embriagueis com vinho, que leva à devassidão, mas deixai-vos encher pelo Espírito”.

Hoje, entusiasmo não está mais ligado necessariamente a Deus, deuses ou outras divindades. Estar entusiasmado é nada mais do que estar animado, com intensa alegria ou uma fervorosa dedicação.

Por fim, deixo meu conselho: no âmbito cristão, pode-se falar que o entusiasmo é a presença de Deus dentro de si, mas não recomendo apelar à etimologia do termo, pois o deus em questão era outro, bem diferente – um que gostava mesmo era duma boa libertinagem. 😮


📚 Referência: ‘ἔνθεος, -ον’, no ‘Diccionario Griego–Español’, do ‘Instituto de Lenguas y Culturas del Mediterráneo y Oriente Próximo’ (jun. 2022).

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Joelson Vieira da Silva.

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Bel Rezende
Bel Rezende
9 meses atrás

É um ponto de vista. Mas continuo achando que etimologicamente está correto sim. A questão é que cada qual tem um entendimento do que é ter “Deus dentro de si”: tem o deus e o Deus

Francisco
Francisco
1 mês atrás
Reply to  Bel Rezende

O ponto de vista de que “etimologicamente está correto” ignora que a etimologia não se baseia apenas na composição das palavras (en + theos), mas também no contexto cultural e histórico em que os termos surgiram. No século V a.C., os gregos entendiam entheos como um estado de possessão divina ligado a ritos dionisíacos e outras tradições politeístas. Somente no século II d.C., com pensadores cristãos como Atenágoras de Atenas, essa ideia começou a ser reinterpretada no sentido do Deus monoteísta.
Portanto, o texto não invalida o significado moderno da palavra “entusiasmo”, mas esclarece que a explicação popular simplifica sua origem e ignora a transição de seu uso ao longo do tempo. Não é uma questão apenas de “cada qual ter um entendimento do que é Deus”, mas sim de reconhecer que, historicamente, a palavra foi empregada de maneira distinta antes de ser apropriada pelo cristianismo.

CARLOS CESAR DE FARIA
CARLOS CESAR DE FARIA
1 mês atrás

MUITO BEM EXPOSTO….O FINAL DO TEXTO, CONCLUI OU EXPRESSA O SIGNIFICADO REAL.”A ALEGRIA VEM DO CORAÇÃO DE QUEM JÁ CONHECE A JESUS…..”OU SEJA ESTÁ CHEIO DO ESPÍRITO SANTO, QUE É DEUS NA TERCEIRA PESSOA….”

CARLOS CESAR DE FARIA
CARLOS CESAR DE FARIA
1 mês atrás

UMA PERGUNTA AOS AMIGOS: POR QUE, OS JAPONESES REFERENCIAM AS PESSOAS, SEJAM QUAIS FOREM, COM UMA ATIDUDE RESPEITO…? SEGUNDO ESTUDOS E DEPOIMENTOS, ELES AGEM ASSIM, POR QUE ENTENDEM, QUE DEUS ESTÁ DENTRO DE CADA PESSOA……CONCORDA OU DISCORDA???

CARLOS CESAR DE FARIA
CARLOS CESAR DE FARIA
1 mês atrás

OUTRA COISA, MANO..VC CONSEGUE EXPLICAR O “MISTÉRIO” DA SANTÍSSIMA TRINDADE? “AGOSTINHO”, NÃO CONSEGUIU………

Francisco
Francisco
1 mês atrás

Não há como investigar ou validar a doutrina da Trindade, pois ela pertence ao domínio da teologia e da metafísica, áreas que lidam com questões além do escopo da ciência empírica.

CARLOS CESAR DE FARIA
CARLOS CESAR DE FARIA
1 mês atrás

MUITO CUIDADO COM TERMO “PSEUDO-ETIMOLOGIA”, FORA DO CONTEXTO…..

Francisco
Francisco
1 mês atrás

O termo foi utilizado para destacar que a explicação etimológica popular sobre “entusiasmo” é imprecisa ou incompleta. O autor não nega que a palavra tem origem no grego enthousiasmós, mas ressalta que a interpretação comum — de que significa apenas “Deus dentro” no sentido cristão — ignora o contexto politeísta da Grécia Antiga.
Além disso, o uso de “pseudoetimologia” enfatiza que recorrer à etimologia sem um estudo historiográfico adequado pode levar a distorções. O autor, portanto, não está desmerecendo o significado contemporâneo da palavra, mas sim apontando a necessidade de uma abordagem mais rigorosa ao discutir sua origem.

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