Publicado originalmente por @NomesCientificos
Curta o Face: https://www.facebook.com/NomesCientificos
Você já deve ter ouvido falar que a palavra salário vem do latim ‘salarium’ e que esta veio de ‘sal’ porque os soldados do Império Romano recebiam sal como pagamento de seus serviços.
Eu também… Aí eu me perguntei: sal? Mas sal mesmo? Sal de cozinha?
O sal hoje custa um pouco mais de R$2,00 e aqueles homens que arriscavam sua vida recebiam sal? E se chovesse?!
Enfim… Infelizmente, a Etimologia não é uma ciência exata. Há muitas palavras de origem inconteste, mas há outras, em compensação, que são um mistério total.
É o caso do salário, que, daquela história ali, só alguns pontos são fatos; o resto é suposição.
Não há nenhum indício histórico que dê embasamento ao “pagamento com sal”.
Algumas ideias esquisitas se aproveitaram dessa fragilidade para venderem seus absurdos. É a conversa de que ‘soldado’ vem de ‘sal dado’, já que o sal era o pagamento. Invenção pura; uma rasa pseudoetimologia. Soldado vem de soldo (‘soldus’).
Fatos: sim, os soldado ganhavam o tal do ‘salarium’; sim, ‘salarium’ tem relação com sal. O problema e que não dá para se ter certeza como o sal entra nesse imbróglio.
Conheça aqui, então, outras teorias.
Segundo o escritor escocês Alexander Adam (séc. XVIII), estudioso dos costumes romanos, o pagamento dos soldados era, muitas vezes, carne, o que necessitava de sal para sua conservação.
Já para a Enciclopédia Britânica, ‘salarium’ vem de ‘salarium argentum’ que significa ‘dinheiro para o sal’, ou seja, eles recebiam era dinheiro mesmo para a compra de mantimentos.
Há a hipótese também de que ‘salarium’ era o pagamento que os soldados recebiam para proteger a Via Salária, que ligavam Roma às salinas.
O historiador romano Caio Cornélio Tácito (séc. I d.C.) é mais poético. Ele afirmou que ‘salarium’ vinha de uma analogia com ‘sal’: “assim como o sal é o que dá sabor aos manjares, o salário tempera e dá sabor ao trabalho que se toma nos serviços”.
No final das contas, só se sabe que dessa salada de hipóteses surgidas, a do pagamento em sal, apesar de ser a mais difundida, é a menos provável.
Bem, mas todas estão no páreo… Esse enigma salgado continua até que tenhamos provas mais salutares.
Eu adorto esse conhecimento