Muitas pessoas estão recebendo um e-mail que diz ser da Casa Civil – Biblioteca Virtual, da Ouvidoria de São Paulo. O e-mail está sendo enviado pelo e-mail saopaulo@sp.gov.br, que é um e-mail interno do Governo do Estado. Isso deveria assegurar que o e-mail é seguro, mas será o suficiente?
O e-mail possui as seguintes informações:
Protocolo da manifestação
Agradecemos o seu contato e informamos que sua manifestação foi protocolada sob nº 00000 em 27/01/2018. (o número verdadeiro foi apagado)
Sua manifestação será analisada e seu andamento poderá ser acompanhado através do site www.ouvidoria.sp.gov.br , informando o número deste protocolo e data de registro.
O prazo máximo de resposta a sua manifestação será de 20 (vinte) dias corridos
(previsto no Artigo 20 do Decreto n°60.399 de 29 de abril de 2014).
Atenciosamente,
Casa Civil – Biblioteca Virtual
Se você entrar no site da Ouvidoria, realmente tem o protocolo informado.
A questão é que, junto ao e-mail recebido vem anexado um arquivo chamado “noname”. Este é um arquivo executável, um famoso EXE.
Passamos o arquivo “noname” no Antivirus VirusTotal, que tentou localizar o arquivo no Ad-Ware, Avast, ABG, entre outros. Ele não foi categorizado como vírus.
Buscamos mais informações e descobrimos que sua identificação é de um arquivo PNG (uma imagem) de 170 x 94, 8-bit/color RGBA.
Após nosso manuseio do arquivo “noname”, tivemos repetidos ERROS nos Registros de Programas. Foi alterada a chave de registro HKCU\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\FileExts\
Resumindo: Não é um vírus. Mas pode ser um Malware.
Mesmo assim, NUNCA EXECUTE UM ARQUIVO DE SEU E-MAIL.
Se você realmente fez uma reclamação para o Governo, vá no site oficial e coloque as informações necessárias lá.
Se você usa o Gmail, Outlook ou sistema de e-mail via navegador não há problemas. Se você usa o Outlook, é recomendável passar o CClean. + Baixe o CClean. Ele já dará conta do resultado e deixará seu computador tinindo.
Analise e Execute a limpeza.